J E S U S vem e você Vai?

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Os dons espirituais

"Acerca dos dons espirituais,não quero irmãos,que sejais ignorantes"(I Co 12:1)



Dom,vem da palavra grega "charisma",que é derivada outros dois termos gregos:"chara",alegria,deleite,jovialidade e "charis",graça,boa vontade,favor imerecido.Dom é portanto pelo sentido do que lemos,uma dadiva de Deus,um presente de Deus,algo gratuito e imerecido.O dom do espirito é aquela capacidade espiritual dada ao crente pelo Espirito santo,tendo em vista o exercicio do seu ministerio como membro do corpo de Cristo(I Co 12:11-12).Para melhor entendimento podemos dividi-los em três categorias:

  1. Dons pessoais (Rm 12:6)
  2. Dons ministeriais(Ef 4:11)
  3. Dons da manifestação do Espirito (I Co 12:7-11)
A classificação dos dons:
  • Dons do Saber-Opera como os olhos espirituais da igreja.
  1. Palavra de sabedoria-Capacita o crente a perceber,falar e agir em ocasiões especificas,ou seja,é a revelação da mente divina,Aponta soluções.
  2. Palavra da ciência- trata-se de uma mensagem vocal inspirada revelando conhecimento a respeito de pessoas,de circustancias,ou de verdade biblicas.
  3. Discernimento de espiritos- trata-se de uma dotação especial dada pelo espirito santo para o portador discenir a natureza e o carater dos espiritos,sendo util para identificar e expulsar operações humanas e demoniacas.
  • Dons do poder-opera como as mãos espirtuais da igreja.Dons de ação.
  1. Fé- trata-se da fe sobrenatural comunicada pelo espirito santo,capacitando o crente a crer em Deus para realizações de coisas sobrenaturais.É a fé remove montanhas.
  2. Dons de cura- trata-se da operação do espirito santo onde a cura é transmitida ao doente de modo abundante e imediata.É de grande valor ao evangelista.Quem tem esse dom não tem poder para curar a todos.Jesus foi limitado.por causa da incredulidade do povo.
  3. Operação de milagres- trata-se de atos sobrenaturais que intervem nas leis da natureza.Proezas e maravilhas.
  • Dons de inspiração-opera como os labios(boca) espirituais da igreja.É acerca destes três ultimos que se nota mais falta de disciplina nas igrejas como ocorreu em Corinto.
  1. Profecia- trata-se de um dom que capacita transmitir uma mensagem diretamente de Deus,sob o impulso do Espirito santo.É transmitir o sentir do espirito.
  2. Variedades de Linguas- trata-se da capacidade de falar grandezas de Deus em linguas jamais estudadas ou aprendidas.
  3. Interpretação de linguas- trata-se da capacidade sobrenatural concedida pelos espirito santo de se interpretar linguas jamais aprendida. Este dom é o unico dom que depende da existencia de outro dom.

A finalidade dos dons:
Formam a base de crescimento espiritual e capacita o crente para o serviço cristão
  • A glorificação de jesus(Jo 16:14)
  • Confirmar a palavra de Deus (Mc 16:15-20)
  • Edificar a igreja como um todo (I Co 14:12)
  • A expansão da obra de Deus (Rm 15:19)
A importancia dos dons:
São ferramentas com as quais a igreja trabalha para obter êxito em sua tarefa espiritual.
Todos os dons devem ser buscados (I Co 2:1-4)
Sem eles,jamais experimentaremos as ricas bençãos deles advindas.

Nenhum comentário: