J E S U S vem e você Vai?

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Série mulheres exemplares-Raabe

"Assim deu Josué vida à prostituta Raabe,e à familia de seu pai,e a tudo quanto tinha;e habitou no meio de Israel até o dia de hoje" Josue 06:25



Raabe era uma prostituta que morava nos muros de jericó.
Quando os filhos de israel estavam prontos para conquistar a terra prometida,Josué o lider enviou dois espias para verificar a terra prometida atraves da cidade Jerico, pois esta cidade era uma cidade com muro muito alto.
Então estes espias entraram na casa de Raabe para se esconder,sabendo o rei daquela cidade que tinha dois espias hebreus mandou fazer a busca deles.
Os soldados pediram para que Raabe tirasse os homens da sua casa pois eram espias,mas Raabe fez o contrario ao inves de entregar os inimigos do seu povo os escondeu dentro no telhado de sua casa. Ela mentiu para os soldados dizendo que os espias a enganaram e que ja tinham saido,conduzindo os soldados para uma outra direção dizendo que os espias foram por aquele caminho.
Após os soldados sairem,ela tirou os homens do esconderijo,os espias ficaram surpresos o por que a prostituta fez isso tudo,ela explicou que temia pelo Deus de Israel sobre as historias que ouviu desde a saida do povo de Israel do Egito ate os acontecimentos atuais daquele lugar (Josue 02:09).
Mas antes daqueles homens partirem ela pediu um favor,pois sabia ela que Jerico seria destruida pelos hebreus,pedindo que livrasse ela e toda sua familia da destruição.Os hebreus então pediram para que ela colocasse uma corda vermelha na janela,para que eles podessem subir ate na casa e livra-la e tambem a sua familia, e então ela fez um pacto com eles de que não diria nada a ninguem sobre o que aconteceu, e eles foram embora.
Quando os filhos de Israel tocaram a buzina,os muros de Jerico cairam,e então Josué ordenou que Raabe fosse salva pois tinha escondido os mensageiros,e ela foi salva juntamente com a sua familia.Após a destruição de Jericó, Raabe habitou entre os Israelitas e casou-se com Salmom. Deu à luz Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus.
Podemos ver que Raabe talvez fosse uma mulher desprezada pois era prostituta,mas por ela ter usado de benevolencia para com os espias e também ter tido temor ao nosso Deus ela  foi salva e teve uma nova vida.








|Resumo geral:
Nome e significado:raabe "insolencia"
Qualidades:Sábia
Dificuldades enfrentadas:foi prostituta





E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
Josué 2:9



Nenhum comentário: