J E S U S vem e você Vai?

domingo, 13 de maio de 2012

Serie mulheres exemplares-Raquel

"E lembrou-se Deus de Raquel,e Deus a ouviu,e abriu a sua madre,"Gn 30:22

Quem era Raquel?Ora Raquel era uma mulher linda esposa de Jaco,irmã de Léia e mãe de Jose e Benjamim.A biblia fala que ela tinha uma beleza extrema ou seja "bonita de forma e bonita de aparência" .
Como costume de seu povo, Raquel trabalhava na função de pastora de carneiros (Gênesis 29.9), que não era um serviço tão leve assim, além de dividir a tarefa doméstica com sua irmã, Leia.
Quando Jacó a viu pela primeira vez se apaixonou por ela ao ponto de trabalhar por sete anos para se casar com ela.Mas os Jaco acabou se casando com Léia devido labão o ter enganado para que Jaco podesse trabalhar mais para ele e então,vendo Labao que Jaco faria tudo por Raquel lhe prometeu que ele se casaria com a sua amada se ficasse mais tempo na casa do seu sogro.
A biblia fala que mesmo Jaco tendo duas esposas ele dava mais atenção para Raquel.Enquanto Leia deu à luz quatro filhos em sucessão rápida, Raquel era estéril e não pôde conceber por muitos anos. Raquel então ofereceu sua criada Bila para o marido dela em matrimônio, como era o costume.Mas isso não era tudo para Raquel apesar de Bila já ter dado dois filhos nenhum destes sairia do seu ventre,não era ela que que deu toda a sua força para dar á luz,não era do seu sangue esses filhos de Bila ,por isto Raquel sofria muito.Mas ela não desistia clamava á Deus para que lhe desse um filho e Deus a atendeu e lhe concebeu José o filho predileto de Jacó.
Raquel morreu em parto no caminho da casa de Jacó. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, lhe saindo a alma, Raquel olhou e o chamou de Benoni (filho de minha dor), porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de FILHO DA FELICIDADE. . E foi enterrada por Jacó na estrada para Efrate, próxima a Belem (cisjordania). Hoje a Tumba de Raquel, situada entre Belém e o bairro de Jerusalem de Gilo (Gen. 35-20), é visitada por milhares de pessoas cada ano.
Deus sabe as nossas necessidades,sabe o quanto sonhamos pela benção mas devemos ter fé para receber.A esta mulher que estamos referindo é muito valioso algo nela o fato é que ela nunca desistiu daquilo que tanto quis e isso move muito o coração de Deus.

*Tumba de Raquel

|Resumo geral:
Nome e significado:Raquel "rosa amorosa"
Qualidades:beleza e perseverança
Dificuldades enfrentadas:Era esteril



Nenhum comentário: